Processo licitatório para aquisição de produtos da agricultura familiar de São Miguel do Guamá

Na segunda-feira (24), houve a abertura e conclusão do processo licitatório da chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar e de empreendedores rurais, com a finalidade de atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A presente chamada pública visa atender os alunos matriculados na rede pública de ensino do Município de São Miguel do Guamá, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O certame ocorreu na sede da Prefeitura Municipal de São Miguel do Guamá, especificamente, na sala de reunião da Comissão Permanente de Licitação (CPL).

Um dos principais objetivos desse processo é ofertar gêneros alimentícios da agricultura familiar nos quais o município tem o compromisso de adquirir, pelo menos, 30% dos produtos ofertados por esses trabalhadores e pequenos proprietários rurais, para sua utilidade na merenda escolar, dessa forma, estimulando a produção e o desenvolvimento das atividades inerentes à agricultura familiar.

Essa ação é importante, tanto para o desenvolvimento de São Miguel do Guamá, pois a produção e comercialização desses produtos se faz por meio de associações de agricultores do próprio município, quanto para a saúde dos estudantes das escolas que receberão esses alimentos, os quais gozarão de uma merenda de origem local e de boa qualidade!

O processo licitatório teve como coordenação, a presidente da CPL, Ana Charlene Peixoto Bastos e como assistente, a pregoeira Marianne Souza da Silva. Estavam presentes, também, a chefa do Setor de Distribuição da Alimentação Escolar Maria de Fátima Alvino, a nutricionista Gisele Rocha da Silva, ambas da Semed; o engenheiro agrônomo Paulo Cézar das Mercês Santos, representante da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) e o presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (Comae) Saulo Vieira Ribeiro.