Prefeitura de São Miguel Fortalece a Parceria com Agricultores para Fornecimento da Merenda Escolar.

Prefeitura de São Miguel, através da Secretaria de Agricultura fortalece a parceria com agricultores para fornecimento da merenda escolar.

O Prefeito Antônio Leocádio e o Secretário de Agricultura Reginaldo da Silva, reuniram na última sexta-feira (20.01) com as lideranças de agricultores para fortalecer a parceria para a produção local e fornecimento do abastecimento destinado a merenda escolar.

O objetivo da reunião foi firmar o compromisso em criar condições para que a produção ocorra com qualidade que garanta uma merenda escolar produzida no próprio município gerando ao mesmo tempo sustentabilidade para os agricultores e qualidade nutricional para os alunos do município.

O Secretário Reginaldo da Silva, antes mesmo da reunião acontecer já havia visitado as comunidades do Km 12 Magalhães Barata, Arauaí, Km 18 Br 010, Mururé, Associação Solidária Padre Ângelo, para conhecer ainda mais de perto a necessidade dos produtores locais. A Prefeitura também disponibilizou mudas de Açaí, Cupuaçu, Cacau, Andiroba, pupunha, Ipê, Maracujá dentre outras. São mais de 10.000 mudas que serão entregues para os agricultores neste primeiro momento, bastando apenas um cadastro para ter acesso.

Além do Prefeito Antônio Leocádio e do Secretário Reginaldo da Silva, estiveram também presentes na reunião o agrônomo Antônio Max,  Maria do Socorro Santiago da Secretaria de Educação, a nutricionista Gisele Costa, a chefia de distribuição Maria de Fátima Alvino e as lideranças dos interiores Benedito Lima, João Nelson,  Antônio Marcos, Carlos Alberto, José Mauricio Marinho, Valdemir  Travasso, Maria do espirito Santo.

Esta ação visa fortalecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma das iniciativas do Governo Federal que apoia os agricultores e agricultoras familiares do país. Com o PNAE todos os alunos da educação básica matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias conveniadas, são atendidos com recursos financeiros da União por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Programa foi implantado com objetivo de contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e melhoramento do rendimento escolar dos alunos, assim como a formação de hábitos alimentares saudáveis. A partir de 2009, com a Lei nº 11.947, 30% do valor foram direcionados à compra direta de produtos da agricultura familiar. O Objetivo da Prefeitura de São Miguel é direcionar bem mais que 30% valorizando a produção local, sendo também necessária a qualificação e apoio aos produtores para atender o nível de exigências quanto à qualidade da mereda.