Nota sobre Recentes Queimadas no Entorno da Cidade de São Miguel do Guamá

O Departamento de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de São Miguel do Guamá inspecionou, nos dias 11 e 12 de dezembro, a propriedade “A. J. Bill Piscicultura” do senhor Anderson José Bill, localizada no Ramal Novo Sul e ao longo da margem esquerda da BR–010 (sentido Mãe do Rio), a fim de identificar as denúncias e as causas das diversas queimadas que estão ocorrendo na área e que, em vista disso, estão gerando transtornos aos moradores dos bairros próximos ao local das queimadas. Esta operação foi acompanhada por técnicos do Departamento de Licenciamento Ambiental e pela Secretária Adjunta da referida secretaria.

Segundo a inspeção, no local apontado como centro da ocorrência das queimadas, dentro do empreendimento “A. J. Bill Piscicultura”, o mesmo é de difícil acesso e, inclusive, o 28º Grupamento Bombeiro Militar de São Miguel do Guamá foi acionado, via ofício. Os bombeiros foram até o local e analisaram que era impossível a viatura do tipo “Auto Bomba Tanque (ABT–05)” transpor para além da área onde estão os focos de incêndio, uma vez que esta, devido ao uso intenso de maquinários de extração de argilas e além de ser uma área de várzea, tornou-se inacessível.

O senhor Anderson Bill foi notificado e ele alega que os incêndios foram causados por terceiros na sua propriedade. Independente disso, o mesmo se comprometeu com a Semma a contratar uma Brigada de Incêndio para combater os focos de queimada

Esta secretaria reitera que está a par da situação e que acompanhará o desdobramento do caso, além de fazer as instruções para os consequentes processos administrativos com a finalidade de determinar as responsabilidades e punições previstas em lei.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Miguel do Guamá

Mais sobre Meio Ambiente