CAMPANHA JULHO AMARELO 2020

0

CAMPANHA JULHO AMARELO 2020

APRESENTAÇÃO

O mês de julho foi adotado pelo Ministério da Saúde como o mês de intensificação e prevenção das hepatites virais, com o intuito de aumentar a atenção, haja vista que as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado.

ALERTA

O alerta do Ministério da Saúde é para que a prevenção se torne um hábito, principalmente para evitar que a doença evolua para uma situação mais grave pela falta de diagnóstico ou diagnóstico tardio, que é quando a doença já está em estado avançado.

PREVENÇÃO

As ações de prevenção às hepatites virais coordenadas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Guamá, serão intensificadas em todo mês de julho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também nos Centros de Apoio a Dependentes Químicos do município, e farão parte da estratégia denominada Campanha Julho Amarelo:

Mês de Conscientização das Hepatites Virais, a qual terá o tema Previna-se, Faça o teste, Vacine-se. De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica. A falta de conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que toda a pessoa sexualmente ativa ou mais de 45 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde e, no caso positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde. Cinco são os tipos mais comuns de hepatites virais (A, B, C, D e E) e no caso a hepatite B, já há vacina disponível nos postos de saúde para pessoas de até 50 anos de idade. Além destes tipos são registrados ainda dois outros: o F que apesar de estudos recentes não terem configurado sua existência, sendo, portanto descartado, mas não eliminado da literatura médica, e o tipo G. Nesse sentido, este plano de ação apresentado tem como intuito demonstrar o planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Guamá no que concerne ao conjunto de ações e atividades a serem desenvolvidas durante o período de execução da Campanha Julho Amarelo, bem como, visa nortear profissionais de saúde e demais pessoas de interesse durante a realização da referida campanha, estando seu detalhamento exposto adiante.

OBJETIVOS

Intensificar as atividades de vigilância, prevenção e controle às hepatites virais;

· Reforçar as orientações e testagem rápida para hepatite B e C em pessoas sexualmente ativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS);

· Intensificar e fomentar as ações de prevenção das hepatites virais nos territórios de saúde;

· Ressaltar a importância da imunização no controle das hepatites do tipo A e B, bem como, melhorar a cobertura vacinal dos grupos prioritários no município e

· Disponibilizar preservativos e materiais educativos visando incentivar práticas sexuais seguras.

PÚBLICO ALVO

A Campanha Julho Amarelo tem como público alvo a população geral do município de São Miguel do Guamá com possível suscetibilidade a infecção por uns tipos de Hepatites Virais, com atenção especial para as gestantes, portadores de doenças imunossupressíveis, crianças menores de 4 anos.

METODOLOGIA

As atividades do plano de ações da Campanha Julho Amarelo ocorrerão no período de 06 a 31/07/2020 com atividades diárias em todas as unidades de saúde do município, de forma concomitante, com programação semanal (Dia D) em dias específicos em cada uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Apoio à Recuperação de Dependentes Químicos, conforme programação adiante, na oportunidade será realizada diversas atividades, tais como: rodas de conversa com a clientela ressaltando a importância da prevenção as hepatites virais, imunização de usuários contra as hepatites dos tipos A e B, distribuição de preservativos e realização de testagem rápida para Hepatites do tipo B e C. As ações serão feitas de forma integrada pelas Diretorias de Atenção Primária em Saúde e de Vigilância em Saúde, sendo estas executadas pelos profissionais de saúde do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e das Unidades Básicas de Saúde (Estratégias de Saúde da Família).

TEMÁTICAS

· Prevenção das Hepatites Virais;

· Orientação sobre sinais e sintomas, diagnósticos e tratamentos das Hepatites Virais;

· Ressaltar a importância da realização de testes rápidos para diagnóstico oportuno;

· Imunização para Hepatites do tipo A e B

PROGRAMAÇÃO

A programação da Campanha Julho Amarelo contará com atividades diárias no período de 06 a 31/07/2020 em todas as Unidades Básicas de Saúde, tais como: Testagem rápida de usuários, vacinação, distribuição de preservativos, exibição de materiais educativos, entre outras atividades a serem implementadas pelas equipes das unidades de saúde. Além da programação acima descrita, serão realizados dias temáticos (Dia D) em cada uma das unidades de saúde participantes, conforme detalhamento a seguir, onde na oportunidade serão feitas as ações de rotina anteriormente descritas, além de apresentação de palestras educativas mediadas por profissionais de saúde de referências e rodas de conversas com usuários para esclarecimentos sobre as temáticas da campanha.

A programação relativa aos “Dia D” será feita de acordo com a programação a seguir, e todas serão realizadas no mesmo horário (08:00 às 12:00h e contarão com a seguinte oferta de serviços:

– Palestras Educativas;

– Rodas de Conversas;

– Testagem Rápida;

– Distribuição de Preservativos;

– Vacinação.

Cronograma de realização de Dia D da Campanha Julho Amarelo

Dia de Realização Unidade de Saúde Localização:

Dia 13/07/2020 USF Vila França Zona Urbana
Dia 14/07/2020 USF Padre Alberto Zona Urbana
Dia 15/07/2020 USF Padre Ângelo Zona Urbana
Dia 16/07/2020 USF Antonio Pimentel Zona Urbana Dia 17/07/2020 Centro de Recuperação Gente Livre (Castanheira) Zona Urbana
Dia 20/07/2020 UBS Rural Zona Urbana
Dia 21/07/2020 USF Maurício Ataíde Zona Urbana
Dia 22/07/2020 USF Perpétuo Socorro Zona Urbana
Dia 23/07/2020 PS Cristo Rei Zona Rural PS Tatuaia do Dadá
Dia 24/07/2020 Centro de Recuperação Gente Livre (Km 04) Zona Urbana
Dia 27/07/2020 PS São Pedro do Crauateua Zona Rural
Dia 28/07/2020 PS Bela Vista Zona Rural Dia 29/07/2020 PS Apuí Zona Rural
Dia 30/07/2020 Centro de Recuperação Gente Livre (Feliciano da Costa) Zona Urbana

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade