Documento Curricular Municipal

Prezados educadores, classe estudantil e sociedade guamaense. É com muita alegria que apresentamos a vocês, para consulta pública.
HD Documento Curricular Municipal

Prezados educadores, classe estudantil e sociedade guamaense.
É com muita alegria que apresentamos a vocês, para consulta pública, o Documento Curricular Municipal. Esta proposta passa a ser um marco legal e importante para subsidiar a educação pública deste municiípio, orientando e redefinindo o currículo das escolas.
Com a aprovação, em 2017 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que passou a ser uma referência nacional obrigatória para processos de elaboração de currículos estabelecendo competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos, demanda a (re)elaboração/ curricular e, para isso, exige que nós, educadores, pensemos coletivamente sobre como é nossa escola e o que queremos garantir às crianças e jovens para que usufruam os direitos de aprendizagem expressos na Base Nacional. Ao determinar com clareza o que os alunos têm o direito de aprender, a BNCC poderá ajudar a melhorar a qualidade do ensino em todo o Brasil, como referência comum para todos os sistemas de ensino, contribuindo para promover a equidade educacional. Servindo, portanto, como base para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam. BNCC e currículos têm, portanto, papeis complementares: a Base dá o rumo da educação, mostrando aonde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos.
Em nosso município a construção deste documento teve início, de fato, a partir do dia 9 de março de 2018 conforme a proposta do Mec que instituiu o dia 6 de março de 2018 como o “DIA D” (Dia Nacional para Discussão da BNCC). Seguindo o roteiro proposto foi realizada a primeira reunião ampliada para apresentar e discutir com os gestores escolares, coordenadores pedagógicos e técnicos da Semed a estrutura e as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e efetivar o lançamento do trabalho de elaboração do Documento Curricular Municipal em regime de colaboração com o Estado, UNDIME e CME. Trata-se de uma aproximação ao texto homologado da BNCC por meio de apresentações, atividades e dinâmicas propostas. O “Dia D” teve um caráter formativo sobre o documento e ao mesmo tempo de engajamento dos profissionais da educação para implementação que se iniciou. O próximo passo foi organizar em cada escola municipal, da zona urbana e escolas polo da zona rural, encontros com os professores, para que os mesmos tomassem conhecimento da BNCC e a partir daí pudessem dar sua parcela de contribuição para a construção do documento municipal. Sentia-se nesse momento a necessidade de apresentar e discutir com os educadores as principais mudanças propostas pela BNCC, destacando as 10 competências gerais norteadoras que contemplam aspectos cognitivos, sociais e pessoais a serem desenvolvidos pelos alunos, como pensamento científico, crítico e criativo, capacidade de argumentação, autonomia e resiliência. Vale ressaltar que em todas esses encontros/formações tivemos a colaboração de representantes do Conselho Municipal de Educação (CME) Depois desses encontros pontuais nas escolas, foram realizados vários outros encontros/formações, desta vez, na Secretaria Municipal de Educação, com representantes de cada etapa da educação, assim como das áreas de conhecimento e modalidades de ensino. Para finalização do documento foram convocados todos os redatores/formadores, os quais, de posse das sugestões dadas pelos colegas de área de atuação, ajustaram e adequaram o Documento Curricular Municipal, à luz do Documento Curricular Estadual, no que diz respeito aos textos introdutórios, habilidades e sugestões metodológicas de acordo com as especificidades da educação guamaense.
Agradecemos a todos que direta ou indiretamente participaram deste processo democrático da nova proposta curricular para o município de São Miguel do Guamá.
O Documento Preliminar estará disponível para consulta entre os dias 26 e 30 de Dezembro de 2019. Possíveis sugestões ou dúvidas, poderão ser emcaminhadas para o email da Secretaria Municipal de Educação: prefeiturasemed@outlook.com