Notícias

Ano Letivo inicia com aulas remotas na rede municipal de ensino

Alunos estudam de casa de modo online e também offline
HD Ano Letivo inicia com aulas remotas na rede municipal de ensino

A Prefeitura de São Miguel do Guamá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou no dia 1° de fevereiro de 2021, a volta às aulas em toda rede pública municipal de educação. Em função da pandemia, os estudos serão realizados de forma remota. Isto é, os alunos estudarão em casa.

Neste primeiro momento, foram entregues aos pais e responsáveis ou alunos maiores de 18 anos as avaliações diagnósticas, que visam coletar informações sobre o quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos, habilidades e competências. Dessa forma, é possível mapear os conhecimentos prévios, bem como a ausência destes, para então, elaborar as atividades da turma.

Já a partir de 1° de março serão entregues as primeiras avaliações aos alunos tanto da zona urbana, quanto da zona rural. Porém, cada local terá um calendário próprio que respeite as diferentes realidades geográficas, sociais e culturais. Para os alunos da zona urbana, as atividades serão entregues a cada 15 dias. Na zona rural, o prazo aumenta para 30 dias, devido à distância.

Estudo em Casa - O vigilante, Eladio Almeida é pai do aluno do Externato Santo Antônio Maria Zaccaria, Eladio de Castro Almeida, de 11 anos. Ele conta que no ano passado o filho foi selecionado como “Aluno Nota 10” e que as aulas em casa contribuem para que o menino continue bem nos estudos. Mas, ele explica que este momento precisa da atenção redobrada dos pais também. "Essas aulas remotas são de suma importância no aprendizado do meu filho nesse período de pandemia. Para mim, este modelo de ensino e aprendizagem não tem apresentado problemas, pois procuro instigar meu filho a resolver as atividades propostas pelas escolas e estou sempre à disposição para ajudar", finalizou o pai do aluno.

As aulas em casa funcionam de modo offline e também online, onde o aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp, tem sido utilizado como ambiente de aprendizagem por alguns docentes, facilitando assim a interação entre alunos e professores. 

Retorno seguro - A secretária de Educação, Cristiana Taveira, afirma que o mais importante é que este retorno seja seguro a toda a comunidade escolar. “Seguindo as determinações do Decreto Municipal, ficaremos em aulas remotas até quando for preciso. Estamos tomando todos os cuidados durante a distribuição destas atividades, como por exemplo, fazendo a entrega em dias alternados para cada turma, evitando aglomerações. Esperamos que muito em breve, possamos estar juntos nas escolas novamente", concluiu a secretária.

Merenda Escolar- Serão distribuídos Kits de Alimentação Escolar a toda rede de ensino, nos quais uma parte dos produtos virá da agricultura familiar do município. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o processo de licitação já está em andamento para que os kits sejam entregues o mais breve possível.

Comentários