Notícias

Prefeitura Municipal garante atendimentos em todos postos de saúde de São Miguel do Guamá

Apesar das dificuldades causadas pela pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu contratar médicos
HD Prefeitura Municipal garante atendimentos em todos postos de saúde de São Miguel do Guamá

Um grande trabalho de planejamento e articulação desenvolvido pela Prefeitura de São Miguel do Guamá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, garantiu a atuação de médicos em todos as sete Unidades Básicas de Saúde (UBS). Dos sete profissionais, um faz parte do Programa do Governo Federal “Mais Médicos” e os demais foram contratados pela própria gestão. 

O titular da pasta, Flávio Garajau, explica que a pandemia tem dificultado alguns processos em relação a saúde, como contratações de profissionais e aquisição de insumos, porém, a gestão vem buscando novas estratégias para driblar estes problemas.

“A saúde pública sempre foi um grande desafio para qualquer gestão, mas no último ano quem está nesta área tem travado verdadeiras lutas. Nossa gestão começou em meio a uma guerra, mas com muito trabalho estamos conseguindo reestruturar a saúde de nosso município e levar atendimento de qualidade e humanizado a todos”, contou o secretário de Saúde.

Atenção Primária à Saúde – As UBS são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), elas são compostas por equipes multiprofissionais com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além de outros servidores que dão apoio a equipe. A diretora de Atenção Primaria à Saúde, Ilka Farias, conta que até o início deste ano algumas dessas Unidades não tinham médicos, prejudicando os atendimentos. 

“Algumas pessoas tinham que sair de seus bairros em busca de uma consulta, mas, graças aos esforços da gestão, todas as Unidades tem médico e enfermeiro, além da equipe multiprofissional composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, psicólogo e assistente social. 

Atendimentos – Para ter acesso aos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), os usuários devem comparecer ao posto mais próximo de sua residência com identidade, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS, nos horários de atendimento. 

As UBS realizam consultas eletivas. Casos de urgência como, por exemplo, hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca, luxações, torções, fraturas e dengue, entre outros, devem ser atendimentos no Hospital Municipal. 

Saúde para todos – Na última semana, o Prefeito de São Miguel do Guamá, Eduardo Pio X, anunciou que em breve o local conhecido como Anexo, que fica na Secretaria de Saúde do Município, se tornará o novo e moderno Centro de Especialidades Médicas de São Miguel do Guamá, reunindo em um só lugar médicos especialistas, trazendo benefícios para a saúde dos guamaenses. Além disso, o Laboratório do município passa por reformas e logo também será reinaugurado para atender a demanda da população.

Comentários