Semagri inicia projeto "Escola Verde"

Ações visam a conscientização sobre a importância do meio ambiente
HD Semagri inicia projeto "Escola Verde"


A Prefeitura de São Miguel do Guamá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), iniciou o projeto "Escola Verde", que intensificará  a Educação Ambiental nas unidades de ensino da rede pública municipal de educação. Durante a pandemia, as ações estão ocorrendo apenas com servidores da Prefeitura, sem a presença de alunos. 

Entre os principais temas que serão trabalhados no projeto estão a conscientização sobre a importância da água, a reciclagem do lixo e o saneamento básico. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Tonico Meireles, as ações focam em situações que possibilitem a comunidade escolar a pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca.

“Somos parte da natureza, porém, devido a inúmeros fatores, esquecemos disto, fazendo-se necessário para colocar em prática no dia a dia, através de pequenos atos, que darão início às grandes transformações, que devem ser assumidas por todos nós. O objetivo da secretaria é levar o projeto para todas as escolas do município” contou o titular da pasta, Tonico Meireles.

Ações - O projeto iniciou na Escola Municipal de Ensino Infantil Divino Espírito Santo, no bairro Mauricio Ataide. Neste primeiro momento estão sendo feitas mudas e paisagismo do ambiente escolar, com o apoio de técnicos da Secretaria de Agricultura em parceria com funcionários da unidade de ensino. "Iniciativas como esta melhoram o ambiente escolar e desta forma estimulam a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos de toda a comunidade escolar", disse a diretora da Escola, Solange Simões. 

Após o retorno das aulas presenciais, o projeto será ampliado e chegará em outras escolas, com ações de conscientização em relação a utilização dos recursos naturais, favorecendo a reflexão sobre a  responsabilidade com o meio ambiente, com o apoio também dos alunos.


(Foto: Arquivo Semagri).

Comentários