Notícias

Covid-19: Garis e catadores de materiais recicláveis recebem imunização

As vacinações do novo grupo iniciaram esta semana
HD Covid-19: Garis e catadores de materiais recicláveis recebem imunização

Na manhã da última terça-feira 18, a Prefeitura de São Miguel do Guamá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a imunização de mais um grupo na cidade. Desta vez, os catadores de materiais recicláveis e profissionais da limpeza pública estão recebendo a vacina anticovid. 

Responsáveis por garantir a higiene dos espaços públicos e privados, eles estão incluídos no Plano Municipal de Vacinação de São Miguel do Guamá. "Conseguimos chegar agora a este público que tem contato direto com os resíduos descartados pela população. Embora eles realizem os protocolos de segurança, como uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a máscara, e nosso dever resguardar a saúde desses profissionais tão importantes para a manutenção do saneamento e saúde pública", explicou o secretário de Saúde, Flávio Garajau.


A profissional de limpeza pública, Maria Lima de Souza, comemora a vacina. "Estou muito feliz e agradecida de ser vacinada,  eu estava bastante preocupada, agora estou mas tranquila, só tenho a parabenizar a todos por essa oportunidade", ressaltou a profissional.

Atualmente São Miguel do Guamá lidera o ranking de imunização contra a Covid-19 entre os doze municípios que compõem o 5º Centro Regional de Saúde, unidade administrativa da Secretaria Estadual de Saúde do Pará. Ao todo mais de 80,40% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde já foram aplicadas. Segundo o Vacinômetro do Governo do Estado, São Miguel do Guamá ocupa o 7º lugar entre os municípios que mais imunizou no Pará.

Vacinações - O município já vacinou trabalhadores da rede pública e privada de saúde; os guamaenses acima de 59 anos; comorbidade acima de 18 anos; ribeirinhos e quilombolas; um dos primeiros a vacinar grávidas e puérperas; deficientes permanentes; profissionais da área da educação da rede municipal, estadual e privada.

"Estamos correndo contra o tempo, por meio de um trabalho organizado e responsável, para imunizar todos os guamaenses contra esta terrivel doença. Já estamos a mais de 40 dias sem óbitos e, com fé em Deus, voltaremos a normalidade o mais breve possível", garantiu o prefeito de São Miguel do Guamá, Eduardo Pio X.

Comentários