Semma inicia projeto piloto de Coleta Seletiva de Resíduos

0

A Prefeitura de São Miguel do Guamá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), deu início ao projeto piloto de coleta seletiva no Residencial Castanheira. A iniciativa foi realizada na manhã desta terça-feira, 29. A coleta do resíduo está sendo realizada inicialmente no Castanheira todas as terças-feiras, somente pela manhã, a partir das 7h, pela associação RECICLAR, que estará passando de porta em porta para coletar o seu material reciclável. O projeto será expandido para os outros bairros gradativamente.

Além do recolhimento dos materiais recicláveis nesse dia, uma equipe da Semma percorreu o bairro Castanheira conscientizando os moradores sobre a importância da coleta seletiva e informando-os sobre o cronograma de recolhimento dos resíduos. A coleta seletiva é o recolhimento diferenciado de resíduos sólidos previamente separados. Quando o lixo é segregado, facilita o seu tratamento e sua destinação adequada, diminuindo possíveis impactos negativos para o meio ambiente e para a saúde pública.

A secretária de Meio Ambiente, Thallyta Rosário, falou a importância desse trabalho para o município. “O resíduo deixa de ser descartado incorretamente, ocasionando a redução dos impactos ambientais; além de devolver esse material a cadeia produtiva, através da reciclagem e reaproveitamento. Deixando nossa cidade mais limpa e sustentável”, ressaltou Thallyta.

Quais materiais são recicláveis

São compostos por papel, metal, plástico e vidro, devidamente secos e sem mistura com outros resíduos líquidos ou contaminados.

Como separar os materias

A separação pode ser realizada em dois tipos: resíduo seco, que serão os resíduos destinados à coleta seletiva, podendo ser armazenados no mesmo coletor; e resíduo úmido, que é o lixo comum, que deverá ficar armazenado em um coletor diferente e disposto para a coleta regular de lixo.

 

(Fonte: Enzo Dourado/ DECOM)

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade