Centro de Especialidades Márcia Costa realiza primeiros atendimentos

“Vim hoje aqui para me consultar com o cardiologista e quando entrei senti a diferença na hora, tá lindo e mais rápido também aqui na recepção. Até café quetinho a gente têm. Já estava em tempo, a gente aqui de São Miguel merece”. As palavras ditas com um sorriso no rosto são da dona de casa, Maria Cardoso, uma das primeiras guamaenses a serem atendidas no primeiro dia de funcionamento do novo Centro de Especialidades Marcia Costa, que já faz a diferença na vida de quem precisa deste tipo de atendimento.

O local foi inaugurado pela Prefeitura de São Miguel do Guamá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em uma solenidade na última quinta-feira 12, e contou com a presença do prefeito, Eduardo Pio X, da vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Ana da Saúde, do secretário de Saúde, Flávio Garajau, do deputado estadual, Miro Sanova, demais autoridades da região, além de servidores e da população.

São mais de 20 especialidades médicas (confira a lista abaixo), realizadas por meio de consultas presenciais e telemedicina, além de exames de cardiologia, oftalmologia e otorrinolaringologia. No local também serão realizados os serviços de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). “Antes nós atendiamos entre 250 e 300 pessoas por mês, agora com o novo Centro, temos capacidade de realizar mil cosultas e exames. Ressaltamos que para ser atendido, é necessário ter encaminhamento médico dos postos de saúde do município, que avaliam a necessidade de cada paciente”, explicou a diretora do Centro de Especialidades, Branca Favacho.

Novas Instalações – O prédio de 215 m², que fica localizado ao lado do Hospital Municipal, era conhecido como “Anexo” e foi totalmente reconstruído, com um investimento de cerca de R$ 170 mil nas obras. Com estrutura moderna, possui paredes de gesso, que facilitam na reconfiguração do espaço, caso necessário; consultorios aparelhados; salas para Telemedicina, Triagem e Regulação, além de banheiros e rampas de acesso para Pessoas Com Deficiência (PCD), garantindo a acessibilidade de acordo com as normas de engenharia.

O titular da Secretaria Municipal de Saúde, Flávio Garajau, explica que com o Centro de Especialidades Márcia Costa, aqueles que por muito tempo precisaram sair da cidade em busca de atendimento, terão mais comodidade. “Nós estamos reestruturando a saúde e pretendemos dar todas as condições aos usuários do SUS, desde a saúde preventiva. Já entregamos o Laboratório Municipal, agora o Centro de Especialidade e vem muito mais por ai, em breve”, contou Flávio.

Investimentos – Desde o início da gestão, saúde tem sido prioridade. São Miguel do Guamá foi um dos municípios que mais se destacou na vacinação em todo o Estado e segue busca de mais recursos para mudar para melhor a vida dos munícipes. “São Miguel do Guamá passa por uma reestruturação em todas as áreas, mas em razão de passarmos por um momento de pandemia, a saúde vem sendo tratada com mais cuidados. Estive em Brasília, onde dialoguei com representantes do Poder Executivo Federal em busca de mais recursos para investir na saúde, principalmente, na reconstrução de um novo Hospital Municipal, um sonho guamaense que logo será retirado do papel”, ressaltou o chefe do Executivo Municipal, Eduardo Pio X.

Márcia Costa – O Centro de Especialidades leva o nome da guamaense, Márcia do Socorro Costa Soares, filha de Guilherme Antônio da Costa e Nilza Tavares da Costa, foi diretora do Hospital entre 2001 e 2004, onde atuou com muita competência e dedicação, sendo referência para o município. Márcia Faleceu no início deste ano, em decorrência de um câncer.

Saiba quais são as consultas e exames do Centro de Especialidades Marcia Costa:
CONSULTAS MÉDICAS PRESENCIAIS: OTORRINO; CARDIOLOGISTA; OFTALMOLOGISTA; PEDIATRA; GASTROENTEROLOGISTA; GINECOLOGISTA E ORTOPEDISTA.
CONSULTAS MÉDICAS EM TELEMEDICINA: NEUROLOGISTA; NEUROPEDIATRA; CARDIOLOGISTA, ENDOCRINOLOGISTA; PEDIATRA; ALERGOLOGISTA; PSIQUIATRA; PNEUMOLOGISTA; UROLOGISTA; DERMATOLOGISTA; GASTROENTEROLOGISTA; GINECOLOGISTA;
EXAMES OFTALMOLÓGICOS COMO MAPEAMENTO DE RETINA.
EXAMES CADIOLÓGICOS COMO MAPA; HOLTER; ECOCARDIOGRAMA, ELETROCARDIOGRAMA.
E EXAMES DA ESPECIALIDADE OTORRINO COMO VIDEOLARINGOSCOPIA, AUDIOMETRIA TONAL E VOCAL.

Galeria: