Hospital Municipal implanta protocolo de atendimentos com classificação de riscos

0

O Hospital Municipal de São Miguel do Guamá (HMSMG) conta com um novo formato de atendimento de Urgência e Emergência, conhecido como Protocolo de Manchester, que é a identificação da gravidade de cada caso com pulseirinhas em diferentes cores. Além disso, foi implantado o “Posso te ajudar?”, onde os pacientes contarão com equipes de servidores que auxiliarão a todos tirando dúvidas e prestando informações.

Paciente acolhido, avaliado e classificado com Protocolo de Manchester

As medidas adotadas visam promover agilidade, prioridade e atenção aos pacientes do município, no setor de emergência e urgência do Hospital Municipal. “Vamos dar prioridade agora com mais atenção, com mais discernimento e que você possa ter aqui no Hospital de São Miguel do Guamá uma saúde de qualidade, sem precisar esperar além do necessário”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Flávio Garajau.

O Prefeito, Eduardo Pio X, ressalta que além de investir em estrutura física, a gestão também está investindo na qualidade técnica dos servidores. “Estamos fazendo um trabalho sério na saúde municipal, que ultrapassa a estruturação física e chega em nosso povo também por meio de atendimento de qualidade, humanizado, que valoriza o relacionamento com os pacientes de nossa cidade”, afirmou o chefe do executivo municipal.

Protocolo de Manchester

Um método de classificação de riscos utilizado em dezenas de países do mundo, serve para determinar quais são os atendimentos prioritários nas unidades de emergência. Por meio dessa metodologia, é possível identificar, de maneira eficiente, quais são os pacientes estáveis e aqueles com riscos mais elevados, organizando o atendimento para que os mais urgentes sejam recebidos primeiro. O Protocolo de Manchester foi criado em 1994, pelo médico e professor Kevin Mackway Jones, e passou a ser recomendado em todos os hospitais do Reino Unido já em 1998, até que ganhou relevância mundial.

(Fotos: Ritermayer Vitório/ DECOM).

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade