A Prefeitura de São Miguel do Guamá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), aderiu a campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de combater o câncer de mama e o câncer de colo do útero. Durante todo o mês de outubro a gestão intensificará as ações de prevenção às doenças.
Para abrir o calendário de ações, a Sesau realizou um café da manhã com pacientes do Centro de Especialidades. Estiveram presentes o prefeito, Eduardo Pio X, acompanhado da primeira-dama, Hevelin Lima; o secretário Municipal de Saúde, Flávio Garajau; o secretário-adjunto de Saúde, Daniel Aragão; a diretora do CRES, Branca Favacho; e equipe técnica do local. As mulheres receberam orientações sobre as doenças, além de laços rosas que marcam o mês.
De acordo com o prefeito, Eduardo Pio X, as ações que estão sendo realizadas no município refletem o compromisso com a saúde preventiva como um todo, em especial, neste mês, a saúde das nossas guamaenses. “Estamos ampliando os exames e consultas para este publico a fim de reduzir o máximo possível a incidência das doenças. Esta é uma luta de todos e convidamos a população para entrar neste combate. Desde o início da gestão estamos investindo muito em saúde preventiva e estenderemos nossas ações ao longo dos próximos anos “, completou o prefeito.
A prevenção salva vidas
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), pelo menos 60 mil novos casos de câncer de mama são registrados no Brasil a cada ano, sendo a segunda maior causa de morte na comunidade feminina brasileira, seguido do câncer de colo do útero, como terceira maior incidência no país.
O enfermeiro, Helder Oliveira, explica que o diagnóstico precoce das doenças é o responsável por salvar vidas. “As estimativas globais, nos mostram números gratificantes para o bom prognóstico da doença, quando descoberta no início. Para tanto, realizaremos ausculta de nossas usuárias em idade fértil, abriremos nossas portas para acolher as demandas de mamografias e realizaremos durante todo o mês, orientações e ultrassonograficas mamárias, pélvicas, transvaginais, colposcopias e consultas ginecológicas; objetivando garantir a saúde preventiva de nossos munícipes.’, enfatiza Helder.
Como fazer os exames
Todos os exames são solicitações pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde. Preocupados em descentralizar as filas de marcações de exames e consultas especializadas, o centro de Especialidades disponibiliza mensalmente, cotas para os postos e lá mesmo, há o agendamento dos exames. Com excessão das mamografias que são reguladas para realização fora do município, e basta que a usuária compareça ao CRES munida de xerox de documentos pessoais.
“O objetivo é ampliar o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero e combater ainda a desinformação, que é uma das principais causas de diagnóstico tardio. É importante ressaltar que o sistema de saúde do município disponibiliza esses exames e consultas com especialistas o ano inteiro”, explicou o secretário de Saúde do município, Flávio Garajau.
Outubro Rosa
Conhecida mundialmente como Outubro Rosa, a campanha de prevenção ao câncer de mama, e mais recentemente também ao câncer de colo do útero, faz uma alusão aos cuidados necessários para o combate destas doenças graves que afetam milhares de mulheres em diversos países.
Câncer de mama
O câncer é entendido como o processo de multiplicação desordenada de células, que juntas criam as tumorações com potencial de invadir outros órgãos. Os sintomas mais evidentes para o câncer de mama são: liberação de líquido pelos seios, nódulos, vermelhidão, inchaço, calor, assimetria entre as duas mamas, feridas e mudanças na forma.
Câncer de colo do útero
O câncer de colo uterino na maioria das vezes é silencioso, e não há manifestações clínicas, por este motivo o exame preventivo é tido como regra de realização para mulher em idade fértil.
A prevenção para qualquer tipo de câncer, gira em torno do fatores de risco ambientais, evitá-los ou ameniza-los é a melhor forma de prevenção. Alimentação saudável, prática de atividades físicas, manter o peso corporal, amamentar, higiene pessoal adequada e realização de vacinação como a que previne o Papiloma Vírus Humano (HPV), são formas eficazes de prevenção, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
O tratamento é de total conduta médica e as modalidades mais eficazes e utilizadas são: Tratamento local: cirurgia e radioterapia (além de reconstrução mamária). Tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.
(Fotos: Enzo Dourado/Decom)
Galeria