Prefeitura implanta programa “Melhor em Casa”

Levar saúde de qualidade com a segurança do hospital ao conforto dos lares daqueles que mais precisam, porém, encontram dificuldades de se deslocar até uma unidade de saúde. Este é o objetivo do programa “Melhor em Casa”, implantado esta semana pela Prefeitura de São Miguel do Guamá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

De acordo com o prefeito, Eduardo Pio X, o programa é destinado àquelas pessoas que tem alguma doença crônica ou comorbidades permanentes, por exemplo. “Muitas vezes essas pessoas precisariam estar internadas em hospitais para receber determinados atendimentos e com essa iniciativa isso vai mudar para melhor. Vamos reduzir a permanência desses pacientes nas unidades de saúde, que poderão retornar ao conforto do seu lar, sem deixar de receber os serviços de saúde necessários para a sua saúde e bem-estar”, ressaltou Eduardo.

Programa “Melhor em Casa”

Com capacidade para atender cerca de 60 pacientes por mês, o programa “Melhor em Casa” será destinado às pessoas que precisam de atendimentos médicos como, por exemplo, aqueles que estão fazendo uso de traqueostomia, os que estão em adaptação de próteses ou órteses, que precisam de curativos mais complexos, pacientes oncológicos, entre outros. A equipe é composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, e assistente social.

Para ter acesso ao programa é necessário que a unidade de saúde ou o hospital em que o paciente esteja recebendo atendimento entre em contato com a equipe do “Melhor em Casa” e informe a necessidade dessa pessoa de receber atendimento da equipe na própria residência.

(Fotos:Enzo Dourado/Decom)