Prefeitura inicia vacinação anticovid de adolescentes de 12 a 17 anos

Um dia de muita alegria e renovação de esperanças em São Miguel do Guamá. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na manhã desta quinta-feira (26), a vacinação de pessoas na idade de 12 até 17 anos, com ou sem comorbidades. As imunizações estão sendo realizadas dos maiores para os menores, iniciando pelos guamaenses de 17, 16 e 15 anos.

Na zona urbana, as imunizações ocorrem na Assembleia de Deus, localizada na BR-010. Os adolescentes da zona rural deverão procurar as escolas pólo de sua localidade. A escolha dos pontos de vacinação levou em consideração a necessidade de um ambiente refrigerado para o armazenamento adequado das doses do imunizante.

Como funciona – A Prefeitura realizou um levantamento de todos os alunos na idade de 12 a 17 anos, matriculados em escolas do município (municipais, estaduais e privadas). Foi elaborada uma lista com base nesses dados e estão disponíveis nos pontos de vacinação. Neste sentido, os pais ou responsáveis deverão comparecer até o local de vacinação, com o adolescente, para que este seja imunizado. É necessária a apresentação do Cartão SUS, RG ou CPF, e os pais também devem estar munidos de documento de identificação com foto.

Adolescentes Não Matriculados – caso o adolescente ainda não esteja matriculado em nenhuma escola, será necessária, além dos documentos já citados, a apresentação de algum documento o qual comprove que a família reside em São Miguel do Guamá.

Acamados – A Secretaria de Saúde disponibilizou um número de WhatsApp para que os pais ou responsáveis de adolescentes acamados possam agendar a imunização na própria residência. O número é o (91) 98598-2322.

Volta às aulas – Nesta segunda-feira (23), as aulas da rede pública municipal de ensino iniciaram o processo de retomada de aulas presenciais, de forma gradual. A vacinação dos adolescentes é mais um reforço para a redução de casos de Covid-19 no município. Outras medidas como uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e revezamento de horários de entrada, saída e alimentação dos alunos foram adotadas. São Miguel do Guamá foi a primeira cidade do Pará a disponibilizar vacinas contra a Covid-19 a profissionais da educação, reforçando o compromisso com esta classe.