Prefeitura Municipal de São Miguel do Guamá decreta Situação de Emergência em área afetada por tempestades e inicia atendimento às familias

O prefeito de São Miguel do Guamá, Eduardo Pio X, assinou nesta segunda-feira 23, o Decreto Municipal 072/2022 que estabelece Situação de Emergência no local conhecido como Baixada, bairro Patauateua. A área foi a mais afetada pelas fortes chuvas que estão atingindo a região.

Equipes da Defesa Civil Municipal e das Secretarias de Assistência Social (Semas); Infraestrutura e Urbanismo (Semiu); e Saúde (Sesau) estão prestando todo o apoio necessário as cerca de 70 famílias que tiveram as suas residências invadidas pelas águas.

Uma tenda da Defesa Civil foi montada na área e as equipes estão acompanhando de perto a situação, prestando os primeiros atendimentos aos moradores e avaliando constantemente o nível da água. A Secretaria Municipal de Saúde também está em incursões pelos locais realizando atendimentos médicos e fornecendo medicamentos.

Profissionais da Secretaria de Saúde realizando atendimentos na área afetada

Remanejamento

O prefeito, Eduardo Pio X, explica que a Prefeitura Municipal encaminhou um Projeto de Lei para a Câmara dos Vereadores que foi aprovado e sancionado, no qual permite que a gestão conceda o Auxílio Aluguel Social para aqueles que moram em áreas atingidas e tiveram suas casas destruídas em consequência das inundações. No entanto, até que o valor seja repassado, os moradores serão remanejados para alojamentos provisórios estruturados em escolas municipais, onde receberão toda a assistência necessária.

“Estamos trabalhando para que essas famílias tenham todo o apoio necessário como moradia digna e acesso a serviços básicos de saúde, assistência, além de alimento e água potável. Todos os nossos esforços estão se concentrando neste momento naqueles que mais precisam. Estamos garantindo moradia segura em caráter emergencial aos moradores até que tudo seja normalizado no bairro.”, ressaltou Pio X.

Auxílio Aluguel Social

Baixada – Bairro PatauateuaPara que se tenha acesso ao benefício, é necessário que essas residências tenham sido avaliadas pelos órgãos competentes, como Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social. É importante lembrar também, que as famílias devem ser de baixa renda e devem estar morando no endereço por, no mínimo, um ano. Aqueles que preferirem ir para a casa de parentes também serão atendidos com transporte gratuito pela Prefeitura.

(Fotos: Enzo Dourado/ DECOM)