São Miguel do Guamá é destaque nacional e recebe Selo Ouro de alfabetização do Ministério da Educação

0

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Guamá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), conquistou mais um importante reconhecimento nacional. O Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Básica (SEB), divulgou os resultados do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, e o município alcançou o Selo Ouro, a mais alta categoria da iniciativa, com uma pontuação de 95 pontos.

A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que reconhece secretarias de educação que desenvolvem boas práticas no campo da alfabetização.

Na primeira edição do programa, participaram 26 estados, o Distrito Federal e 4.578 municípios brasileiros, abrangendo mais de 82% das cidades do país.

O selo é dividido em três categorias — bronze, prata e ouro — e busca incentivar a implementação de políticas públicas educacionais voltadas à alfabetização e à redução das desigualdades, além de promover estratégias alinhadas às metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Para conquistar o Selo Ouro, a Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Guamá atendeu a diversos critérios, desenvolvendo ações como:

•Compromisso com a Educação

•Fluência Leitora

•Formação de gestores e coordenadores

•Formação de Professores (Alfabetiza Pará, Forma Pará e LEEI)

•Materiais suplementares

•Reconhecimento profissional

A cerimônia oficial de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024 será realizada em Brasília (DF), no dia 17 de dezembro.

O prefeito Eduardo Pio X comemorou a conquista:“Receber o Selo Ouro é um reconhecimento do trabalho incansável da nossa equipe de educação, que não mede esforços para transformar a vida das nossas crianças. Essa vitória é de todos os guamaenses e reforça o nosso compromisso de fazer da educação o alicerce para um futuro melhor. Seguiremos investindo e acreditando no poder transformador do ensino.”

Com mais essa conquista, São Miguel do Guamá reafirma sua posição como referência na educação básica no Pará e no Brasil.

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade