Conhecer para compreender. Semed realiza atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra

0

A Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Guamá (SEMED), através das escolas da rede municipal de ensino, realizou diversas atividades para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado anualmente em 20 de novembro. Alunos de escolas municipais da cidade e da zona rural participaram de rodas de conversas com professores e também membros de comunidades remanescentes quilombolas do município, além de oficinas de artesanato e encenação de peças teatrais.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Cristiana Taveira, assuntos como racismo devem ser discutidos dentro de sala de aula. “Falamos sobre o racismo no Brasil, sobre respeito, equidade e valorização do ser humano enquanto pessoa, independente de sua etnia […] A gente começa este trabalho desde as criancinhas, na educação básica, ensinando o respeito a eles de forma didática e isso é muito importante de ser trabalhado em sala de aula, com rodas de conversas e outras atividades”, frisou Cristiana, que também é docente.

O professor de História, pertencente à educação básica da SEMED, Daniel Xavier da Fonseca, que também é mestrando em Estudos Antrópicos na Amazônia e pesquisador no tema, conta que na década de 1930, no Pará, práticas como a capoeira, boi-bumbá, e os cultos de matrizes africanas foram proibidos por determinação policial, pois considerava-se que elas provocavam desordem pública e essa ideia deixou um triste legado na sociedade atual. “O racismo estrutural, é o termo usado para reforçar o fato de que existem sociedades estruturadas de modo a privilegiar um grupo da sociedade, em detrimento disso, discriminar outras e frequentemente colocar a cultura negra como algo negativo, ruim, de mau gosto. As s escolas têm o importante papel de desconstruir essa ideia”, explica Daniel.

Dia da Consciência Negra. “Somos frutos da resistência”

Dia 20 de novembro faz referência ao dia da Consciência Negra (criada em 1971 e instituída oficialmente pela Lei nº 12.519 de 10 de Novembro de 2011). A data foi escolhida por ser a data da morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares, e o Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial escolheu Zumbi como símbolo de luta e resistência dos negros escravizados e ainda como da luta por direitos reivindicados pelos povos tradicionais.

O município de São Miguel do Guamá tem forte influência da raça negra e atualmente possui cinco comunidades remanescentes quilombolas reconhecidas. São elas: Santa Rita de Barreiras, Poeirinha, Fátima do Crauateua, Santa Maria do Muraiteua e Canta Galo. As vilas fazem parte da história do município, contribuindo fortemente para a criação de São Miguel do Guamá.

“Sou de São Miguel do Guamá, negro, da periferia, estudei em escolas públicas e nunca tive um contato grande com temas como igualdade racial dentro de sala de aula quando criança. Apenas quando ingressei na universidade eu realmente conheci minha história, os meus direitos e compreendi que somos frutos da resistência. Se na atenção básica eu tivesse tido esse conhecimento, o meu reconhecimento e autoafirmação como pessoa negra teria sido mais fácil”. A frase do professor Daniel reforça ainda mais a importância que a discussão desses temas representam na vida dos alunos. “Hoje as salas de aula da rede pública municipal aqui da cidade mudaram, temos a possibilidade de ensinar sobre a igualdade de direitos aos nossos alunos desde crianças e isso é muito importante, pois a chave para a mudança da sociedade está no conhecimento”, concluiu.

Galeria de fotos: 

Professor Daniel da Fonseca, na formatura de nível superior.

Alunos em atividades do Dia da Consciência Negra.EMEIF Benedito Valente, comunidade Cristo Rei. Escolas anexas: Ambrósio Ferreira e Teófilo Nogueira.

Alunos em atividades do Dia da Consciência Negra. EMEF Raimunda Pinho.

Alunos em atividades do Dia da Consciência Negra.EMEIF Benedito Valente, comunidade Cristo Rei. Escolas anexas: Ambrósio Ferreira e Teófilo Nogueira.

Alunos mostram seus trabalhos realizados em oficina, nas atividades do Dia da Consciência Negra.EMEIF Benedito Valente, comunidade Cristo Rei. Escolas anexas: Ambrósio Ferreira e Teófilo Nogueira.

Professores da rede pública municipal de ensino em atividades do Dia da Consciência Negra. EMEIF Benedito Valente, comunidade Cristo Rei. Escolas anexas: Ambrósio Ferreira e Teófilo Nogueira.

Aluno em oficina, nas atividades do Dia da Consciência Negra.EMEIF Benedito Valente, comunidade Cristo Rei. Escolas anexas: Ambrósio Ferreira e Teófilo Nogueira.

Aluno em oficina, nas atividades do Dia da Consciência Negra.EMEIF Benedito Valente, comunidade Cristo Rei. Escolas anexas: Ambrósio Ferreira e Teófilo Nogueira.

Aluna mostra seu trabalho realizado em oficina, nas atividades do Dia da Consciência Negra.EMEIF Benedito Valente, comunidade Cristo Rei. Escolas anexas: Ambrósio Ferreira e Teófilo Nogueira.

Arte de aluno em oficina nas atividades do Dia da Consciência Negra.

Professora remanescente quilombola, Glauce Anne da Silva de SOuza, em atividade na EMEF Professora Raimunda Carvalho de Melo Filho.

Alunos em atividade do Dia da Consciência Negra.EMEIF Benedito Valente, comunidade Cristo Rei. Escolas anexas: Ambrósio Ferreira e Teófilo Nogueira.

(Fotos: Arquivo SEMED)

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade