Secretaria Municipal de Saúde reforça ações de combate à hanseníase durante o “Janeiro Roxo”

A Prefeitura de São Miguel do Guamá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Sesau e da equipe da Vigilância em Saúde e Atenção Básica, vem reforçando as ações de combate à hanseníase durante o Janeiro Roxo, mês de combate à doença, em São Miguel do Guamá, nordeste do Estado.

Para marcar o mês de enfrentamento à hanseníase, a equipe da Vigilância em Saúde e Atenção Básica está realizando desde o início do mês diversas abordagens com os pacientes e seus familiares com o objetivo de dar visibilidade às ações de enfrentamento à doença.

Os profissionais da saúde também estão sensibilizando os participantes sobre a importância da busca ativa, com ênfase nas pessoas que foram infectadas após contato com doentes, além de menores de 15 anos de idade. A iniciativa tem como intenção prevenir, realizar diagnóstico precoce, tratamento oportuno, cura e enfrentamento ao estigma e à discriminação.

Ações da Secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo prevenir, realizar diagnóstico precoce, tratamento oportuno, cura e enfrentamento ao estigma e à discriminação da doença. Foto: Divulgação.

São Miguel do Guamá vem se destacando nas ações de combate à doença. É um dos primeiros municípios do nordeste paraense a realizar testes rápidos de apoio ao diagnóstico para pessoas que conviveram em nível domiciliar com pacientes contaminados pela bactéria.

Teste rápido de detecção de anticorpos IgM, do bacilo de hansen, utilizado pela equipe de saúde de São Miguel do Guamá nas ações de combate à hanseníase no município. Foto: Divulgação

Qualificação em saúde
E as ações em saúde não param. Na próxima terça-feira, 30, em alusão ao Janeiro Roxo, será realizada a qualificação “Manejo Clínico e Terapêutico da Hanseníase”, no auditório do Porto Futuro, das 8h às 17h. Os palestrantes são o enfermeiro Fernando Viégas, referência técnica em hanseníase, e a médica Mayara Silva, também referência técnica em hanseníase.

A capacitação é voltada para médicos e enfermeiros do município e tem parceria com a Coordenação Regional de Controle da Hanseníase, da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa).

Segundo o enfermeiro Helder Oliveira da Silva, diretor de Vigilância em Saúde de São Miguel do Guamá, o objetivo da programação, além de garantir acompanhamento adequado aos usuários em tratamento e suas famílias, é eliminar a hanseníase da realidade do município. “A hanseníase tem cura e o tratamento é todo disponibilizado gratuitamente pelo SUS”, reforça.

Ainda de acordo com o enfermeiro, o estigma e o preconceito continuam sendo os maiores problemas da doença enfrentados no Brasil e em São Miguel não é diferente”, destaca.

Balanço
Durante o mês de janeiro já foram realizadas no município: avaliações neurológicas simplificadas, nos casos de pacientes em tratamento; avaliações nas famílias, com a novidade da testagem rápida para detecção do bacilo; e capacitações para os profissionais da rede municipal de saúde.

Contaminação e sequelas
A contaminação ocorre pelo mycobacterium leprae e, por atingir os nervos, uma das primeiras sequelas é a perda de sensibilidade da pele. Em muitos casos também há perda ou comprometimento severo dos movimentos que, em casos mais graves, podem levar à amputação.

Sintomas e tratamento
Caso apresente sintomas com manchas brancas ou avermelhadas, com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor ou tato; caroços e placas em qualquer local do corpo; e diminuição da força muscular. Procure imediatamente a UBS mais próxima!

Janeiro Roxo
O mês de janeiro ganhou a cor roxa para alertar e conscientizar a sociedade sobre o combate à hanseníase. A doença, cercada de preconceitos e estigma, é contagiosa, mas tem controle e tratamento oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Hanseníase no Brasil
O Brasil ainda é responsável por cerca de 90% dos casos novos diagnosticados nas Américas, sendo o segundo país a diagnosticar mais casos no mundo. Em 2019, foram diagnosticados 27.864 casos novos, dos quais 1.545 foram em pessoas com menos de 15 anos.

Texto: Decom/Prefeitura de São Miguel do Guamá